quarta-feira, 20 de janeiro de 2016

PROGRAMAÇÃO DE CURSOS  EaD  - Fev.mar/2016

10/02 a 25/03/2016
Carga Horária: 180h de cada Curso
Tema
Tema
CURSO 01  - SOCIOLOGIA DAS RELAÇÕES RACIAIS NO BRASIL 
CURSO 02 – O CONTO AFRICANO EM LÍNGUA PORTUGUESA
CURSO 03 – SEXUALIDADE COMO TEMA DE REFLEXÃO NA ESCOLA 
CURSO 04 – EDUCAÇÃO E SURDEZ: INCLUSÃO ESCOLAR E FORMAÇÃO DOCENTE
CURSO 05 – FUNDAMENTOS TEÓRICO-METODOLÓGICOS NA ÁREA DA DEFICIÊNCIA INTELECTUAL
CURSO 06 – PROCESSOS PARTICIPATIVOS NA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO NA SALA DE AULA
CURSO 07 – INFÂNCIA E BRINCADEIRAS NA PÓS-MODERNIDADE
CURSO 08 – DESENVOLVIMENTOS E APRENDIZAGEM DAS PESSOAS COM NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS - PNEE'S
CURSO 09 – PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO INFANTIL
CURSO 10 – PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO
CURSO 11 – NEUROEDUCAÇÃO E PSICOPEDAGÓGIA

CURSO 12 – PLANEJAMENTO, AVALIAÇÃO E FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
CURSO 13 – FORMAÇÃO DE TUTORES E GESTORES PARA A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
CURSO 14 – EDUCAÇÃO AMBIENTAL E ENSINO DE GEOGRAFIA
CURSO 15 – REDAÇÃO TÉCNICA E EMPRESARIAL

CURSO 16 – ARGUMENTAÇÃO, DISCURSO E LEITURA

CURSO 17 – ORGANIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA 

CURSO 18 – LETRAMENTO E ALFABETIZAÇÃO
CURSO 19 –   GESTÃO ESCOLAR: SUPERVISÃO, COORDENAÇÃO E DIREÇÃO
CURSO 20 – TEORIA DO TEXTO: ENUNCIAÇÃO, DISCURSO E (CON)TEXTOS


OBSERVAÇÕES:

 Os nossos Cursos realizados na modalidade EaD e estão divididos em módulos semanais/quinzenais e exigem uma maior dedicação e leitura dos textos, além de precisão quanto as datas limites estabelecidas. Portanto, solicitamos que atentem para os prazos de entrega das atividades e participações requeridas.
INVESTIMENTO E PAGAMENTO:
Investimento único de  R$ 50,00 (cinquenta reais) por Curso e não há mais nenhuma parcela e/ou mensalidade subsequente.
O valor correspondente a este serviço deverá ser depositado em uma das contas a seguir, cujo titular em qualquer delas é o professor José Flávio da Paz, Coordenador desta iniciativa:
 Banco do Brasil - Ag. nº 4230-7  -  Conta Poupança nº  13141-5 - Variação: 51
BRADESCO – Ag. nº 3224-7  -  Conta Corrente nº 63.065-9
CAIXA - AG. 3994 - Operação: 013 - Conta Poupança nº 51044-6

CERTIFICAÇÃO:
Os Certificados serão emitidos em formato PDF e enviados via e-mail num prazo máximo de 30 (trinta) dias após a conclusão do Curso.
 No certificado constará de carga horária total do Evento, bem como, o programa de conteúdo  e dados do registro na nossa Instituição.
 OBSERVAÇÃO: Você poderá requerer sua CERTIFICAÇÃO IMPRESSA, basta acrescentar o valor da TAXA ADMINISTRATIVA correspondente a R$ 20,00 (vinte reais) independentemente do número de inscrições que venha fazer, sendo que o critério é que seja solicitado na mesma de Cursos, logo, não valendo para as demais, considerando que esta ação será realizada a cada nova de Curso e não por número de inscrições. 
  
PRAZO DE INSCRIÇÃO:
Inscrições serão aceitas se solicitadas impreterivelmente até o dia 22/01//2016
 FICHA DE INSCRIÇÃO:
    Realizado este procedimento aguarde até o dia 10/02/2016, ocasião que serão enviados LOGIN e SENHA para acesso a plataforma e, consequentemente, ao conteúdo do Curso.

BASE LEGAL e VALIDADE DOS NOSSOS CERTIFICADOS:
Artigos 67 e 87, inciso III, da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996; nos artigos 1° e 3° do Decreto Presidencial N° 5.154, de 23 de julho de 2004, e artigo 11, Inciso II, da Resolução CNE n° 04/99, Conselho Nacional de Educação.
 Esta Programação de Curso  acontecerá na plataforma Moodle: http://eadcursos.gnomio.com,  totalmente on line
 GENTILEZA DIVULGAR!
 Seja bem-vindo(a) e bons estudos!
Abraços e realizações em nossas vidas pessoais e profissionais.
Atenciosamente.

Equipe CEFOP/FAPAZ

Carreira


Tamanho do Texto    A+    A- 

10 passos para planejar a carreira de professor


Especialistas de recursos humanos apontam caminhos que podem fazer diferença na carreira do professor


  
Nesse dia do professor, é inevitável constatar que, diante do desprestígio social, a carreira do professor há tempos deixou de seduzir os jovens universitários. Sobram indicadores para apontar a queda livre. O que surpreende é o que está na contramão desse senso comum: a constatação de que existem professores bem-sucedidos, realizados profissionalmente e com salários bem acima da média do mercado. Afinal de contas, seria possível sonhar com o casamento entre realização profissional e prática do magistério?
Especialistas em recursos humanos apontam caminhos que, segundo eles, podem, sim, fazer a diferença na carreira. Um deles, segundo Marcelo Maghidman, da Tafkid Marketing Educacional e Cultural, é vincular precocemente teoria e prática. "Essa experiência é determinante na progressão da carreira", sinaliza. E lembra que o diploma inicial é condição necessária, mas está longe de dar respostas a todas as exigências da profissão. O que se espera – e que faz a diferença – é que o professor, como qualquer outro profissional de outros setores, invista em sua formação.
Gutemberg Leite, da Meta Consultoria em RH, alerta, no entanto, que é preciso ter cautela com o modismo da educação continuada. "Os variados cursos oferecidos nem sempre têm conexão com o aprimoramento do professor, levando-o à dispersão, pressionando-o a estudar temas que não irão contribuir como um fator positivo em sua prática em sala de aula", pontua.
Seja qual for a escolha, há demandas que, em tese, o professor precisa cumprir. Hoje, além da formação específica e pedagógica, qualquer professor deveria saber planejar e gerenciar sua carreira e seu tempo (no âmbito de suas práticas de classe e fora delas). E mais: saber falar inglês, conhecer as novas tecnologias, dominar o uso do computador, navegar e utilizar a internet e as redes sociais.
Veja abaixo 10 dicas de especialistas em recursos humanos para planejar a carreira.
1 - Identificar a vocação
A carreira bem planejada é aquela que está alinhada com o sonho pessoal e com aquilo que o profissional de ensino tem a oferecer.
2 - Fixar objetivos claros e metas de curto, médio e longo prazo
Para projetar o futuro, é sempre bom avaliar os passos já percorridos. Bons questionamentos sobre o que se quer valem mais do que respostas prontas. Qual a direção a seguir, qual a expectativa de desenvolvimento, o que é preciso fazer para alcançar os objetivos propostos? Um cronograma de ações ajuda a
dar concretude ao processo.
3 - Desenvolver a inteligência sociorrelacional
É a capacidade de estabelecer vínculos interpessoais e mantê-los positiva e progressivamente, em particular no ambiente educacional. Manter viva e bem cuidada sua rede de relacionamentos.
4 - Estar Atualizado
Isso vale para diversas frentes: conteúdos, métodos, linguagens, tendências setoriais. No caso da educação, significa também estar atualizado sobre o ambiente educacional, conhecer o que é valorizado e suas carências. Isso pode ajudar, por exemplo a escolher uma especialização em área onde haja mais oportunidades.
5 - Aprimorar competências e qualificações
Mais do que a maioria dos outros campos, o conhecimento renovado é um aspecto central para os educadores. E isso vale não só para aquilo que se adquire no âmbito formal.
6 - Ter sensibilidade, visão de conjunto e de contexto
Significa que além de tratar os fatores pessoais é preciso estar atento a questões externas capazes de interferir no desenvolvimento do seu projeto.
7 - Manter atitudes construtivas e positivas
Esse tipo de postura ajuda a lidar com as dificuldades de uma maneira lúcida e pragmática, fugindo do rame-rame de lamentação muito comum entre docentes.
8 - Qualidade de vida
Conferir como a atividade escolhida interfere em sua saúde e bem-estar.
9 - Planejamento financeiro
Fazer reserva financeira para empreender seu projeto
10 - Revisão anual de seu plano
Cotejar suas ambições com a realidade é essencial para fazer ajustes e aprimoramentos.


http://revistaeducacao.uol.com.br/textos/0/10-passos-para-planejar-a-carreira-de-professor-327756-1.asp