domingo, 2 de novembro de 2014

PROGRAMAÇÃO DE CURSOS  EaD
Nov.Dez  2014 – 1ª chamada
10/11 a 20/12/2014
Carga Horária: 180h de cada Curso
Tema
Tema
CURSO 01 – CAPACITAÇÃO EM EDUCAÇÃO INFANTIL
Ementa: O professor e sua prática. Atribuições. Técnica correta de conversar com a criança. A criança difícil ou momentos difíceis no comportamento da criança. Planejamento de atividades. Formação. Ética profissional Professora ou tia. Crescimento e desenvolvimento da criança. O brincar e a criança. Avaliação na Educação Infantil: observações e reflexões. Identidade e autonomia da criança. Alimentação. Higiene. Sono. Adaptação. Sexualidade. Mordida. Limite. Retirada de fralda. Teoria Construtivista. Estágios do desenvolvimento cognitivo da criança. Sensório motor. Pré-operacional. Comunicação com a família.
CURSO 02 – A MÚSICA NO DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA
Ementa: A criança e a música. Influência da música na infância. A música e um breve histórico do seu ensino. A música na escola. Os objetivos do trabalho com a música. Crianças de 0 a 3 anos. Crianças de 3 a 6 anos. Conteúdos de educação musical para pré-escola. Expressão corporal. Integração. Lateralidade. Percepção auditiva. Relaxamento. Percepção visual. Bandinha rítmica. Inteligência emocional e música.
CURSO 03 – FORMAÇÃO EM EDUCAÇÃO E CUIDADO INFANTIL
Ementa:  Crescimento e desenvolvimento da criança. Quadro de desenvolvimento da criança de 0 – 6 anos. A criança difícil ou momentos difíceis no comportamento da criança? A ética profissional. O profissional. Higiene. Deveres. Você é importante. Segurança e prevenção de acidentes. A criança. Higiene corporal. Higiene bucal. Higiene dos utensílios. Higiene alimentar.
CURSO 04 – FILOSOFIA PARA CRIANÇAS
Ementa: O que é filosofia. O que é filosofia para crianças. Principais objetivos. Iniciação filosófica. Educação para o pensar. Preparação para uma cidadania responsável. Um pouco da história do programa. Filosofia para crianças. Metodologia. Novelas filosóficas. Cidadania e filosofia para crianças. Pensamento crítico, criativo e cuidadoso. O que acontece numa aula filosófica? O resultado de uma educação filosófica. Habilidades de pensamento e emoções.
CURSO 05 – MÚLTIPLAS LINGUAGENS E INFÂNCIA - FUNDAMENTADO NO REFERENCIAL CURRICULAR NACIONAL PARA EDUCAÇÃO INFANTIL
Ementa: Introdução. Movimento. Sugestões de jogos para crianças de 4 a 6 ano. Ao ar livre. Vamos formar grupos? Meu desenho. Atravessando o rio. Morto vivo. O robô. Com sucata: Boliche das letras. Passa – lata. Deslizando entre as garrafas. Jogo das argolas. Com bola: O túnel. Bola na roda. Bola em cima. Quem está com a bola. Evoluções com a bola. Para os dias de chuva: Brincando com as mãos. Meu espelho. Imitando os animais. Procurar os parceiros. Atividade motora - 0 a 3 anos. Atividade motora - 4 a 6 anos. Música. Atividade musical - 0 a 3 anos. Atividade musical - 3 a 6 anos. Artes visuais. Atividade artística - 0 a 3 anos. Atividade artística - 4 a 6 anos. Linguagem oral e escrita. Natureza e sociedade. Matemática. Rotina de atividades. Avaliação formativa. Sugestões de registros de observação da criança.
CURSO 06 – GESTÃO DE CRECHES E CENTROS DE EDUCAÇÃO INFANTIL
 Ementa: Creches: surgimento, evolução e perspectiva. Padrão de qualidade. Organização e funcionamento do trabalho. Definição dos objetivos e da filosofia de trabalho. Legislação. Contrato social. Planilha de custo e planejamento financeiro. Inadimplência. Elaboração da rotina diária. Normas de funcionamento. Fichas diversas. Função do pessoal e serviço de apoio. Proporção adulto x criança. Qualidade total. Higiene e normas para equipe de trabalho. Planejamento e organização do ambiente físico. Distribuição de equipamentos.
CURSO 07 – LINGUAGEM ORAL E ESCRITA EM PROCESSOS DE ALFABETIZAÇÃO
Ementa: Linguagens oral e escrita. Processo de alfabetização. Alfabetização como construção pessoal. A linguagem na Educação Infantil. A escrita do ponto de vista da criança. Níveis de construção da escrita pela criança. Nível pré-silábico. Nível silábico. Passagem do nível silábico para o alfabético. Nível alfabético. Método fônico. Sugestões para o professor. Sugestões de atividades. História contada ou lida. Maneiras de contar história. O conforto da criança. Os livros. Os temas dos livros. Ilustrações. Duração dos livros. Uso da biblioteca da classe. Contos de fadas. Poesia. Receita culinária. Memorização. Comunicação oral. Dramatização. Brinquedo dramático. Bonecos e fantoches. Drama criativo. Incentivos iniciais. Adivinhas. Parlendas. Rótulos. Nomes próprios. Lista de palavras. Notícias de jornais. Descrição de cena.
CURSO 08 – A PSICOPEDAGOGIA E O DESENVOLVIMENTO DA LINGUAGEM MATEMÁTICA
Ementa: O que é Matemática? Uma proposta de Matemática para Educação Infantil. Os conceitos matemáticos básicos nos primeiros anos. Organização do espaço e o ambiente da sala de atividades. Atribuições do professor. Não subestime estas ocasiões. Organização. Sequência de habilidades matemáticas. Sugestões de brincadeiras nas atividades de matemática. Como propor as brincadeiras. Sugestão de atividades. Habilidades de procedimentos e situações. Portfólio de Matemática. Eu antes eu agora. Encontrar o par do calçado. Jogo de tampinha. Compondo figuras geométricas. Jogo da velha. Círculos coloridos.
CURSO 09 – PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICA E REGIMENTO INTERNO PARA CHECHE, CENTRO DE EDUCAÇÃO INFANTIL E ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA
Ementa: Conceituando a proposta pedagógica. Construção de uma proposta pedagógica. Os fins e os objetivos. A concepção de criança, de desenvolvimento infantil e de aprendizagem. Característica da população atendida. Regime de funcionamento. Espaço físico, instalação e equipamento. Habilitação e o nível de escolaridade dos recursos humanos. Educação continuada dos professores. Relação educador x criança. Organização do cotidiano de trabalho. A articulação da instituição com a família e a comunidade. Avaliação do desenvolvimento integral da criança. Planejamento geral e avaliação institucional. Articulação da educação infantil com o ensino fundamental. Atendimento das necessidades educacionais apresentadas pelas crianças. Redação do regimento escolar de acordo com as normas técnicas a serem observadas. Exemplo de regimento.
CURSO 10 – PSICOPEDAGOGIA E SEXUALIDADE INFANTIL
Ementa: O que é psicopedagogia. Didática. Fundamentos da Educação. Desenvolvimento e Aprendizagem. Psicanálise e Educação. Psicopedagogia Operativa. Psicomotricidade e Educação. Teoria e Prática Psicopedagógica. Causas da Masturbação em Excesso. Por volta dos 4 anos. Como falar em sexo com as crianças. Sexualidade na infância. Como agir. Dicas. Educar sexualmente para a felicidade. Teorias do desenvolvimento sexual podem ser de um modo geral dividida em duas escolas de pensamento. Primeiras pesquisas. Desenho de Martin Van Maele. Comportamento normal e anormal. Sintomas comportamentais. Princípio da infância. Masturbação e orgasmo. Início da idade escolar. Média infância. Atividade sexual. Jogos sexuais entre irmãos. Aspectos jurídicos.
CURSO 11 – PEDAGOGIA HOSPITALAR E ATIVIDADE LÚDICA PARA CRIANÇA HOSPITALIZADA
Ementa: O que é Pedagogia hospital. Quem é o profissional da Pedagogia Hospitalar. O problema e sua importância. O programa de atividades lúdicas de um hospital. Direito da criança hospitalizada. A criança doente no ambiente hospitalar. Atividade lúdica: questões conceituais. A criança e o jogo simbólico.
CURSO 12 – EDUCAÇÃO AMBIENTAL, NATUREZA E SOCIEDADE.
Ementa: Educação ambiental e sua importância. Princípios e práticas em Educação ambiental. A Educação ambiental como parte da formação continuada do educador. Educação ambiental e globalização. O conceito de lixo. Os tipos de lixo. Números do lixo no Brasil. O que é reciclagem? Por que reciclar? Vantagens da reciclagem. Como reciclar. O que é coleta seletiva? Simbologias e cores na reciclagem. O que pode e o que não pode ser reciclado. Como fazer papel reciclado. A água. Consumo consciente. Direitos e deveres do consumidor. Orçamento familiar. O que é orçamento familiar? Dicas para o seu dinheiro valer mais. Oficina de ideias. Sugestões de atividades para Educação Infantil e Ensino Fundamental – séries iniciais - valorizando a Pedagogia de Projetos. O trabalho com crianças de zero a três anos. Crianças de quatro a seis anos. Conteúdos. Vida e natureza precisamos de alimento.
CURSO 13 – CONTEÚDO E DIDÁTICA DA MATEMÁTICA NAS SÉRIES INICIAIS
Ementa: O curso propõe situações didáticas de matemática, sugerindo as maneiras mais eficazes de ajudar o aluno a compreender os conteúdos. São situações didáticas essenciais que conjugam conteúdos e formas de ensino que leva o aluno a construir os esquemas de conhecimento necessário para a compreensão. As atividades sugeridas não funcionam de forma isolada, mas são úteis como parte de atividades permanentes, sequências didáticas e projetos. Didática flexível para se adequar ao programa pedagógico da escola.
CURSO 14 – CONTEÚDO E DIDÁTICA DA LÍNGUA PORTUGUESA E DA LITERATURA
Ementa: O curso propõe situações didáticas para Língua Portuguesa, sugerindo as maneiras mais eficazes de ajudar o aluno a compreender os conteúdos. São situações didáticas essenciais que conjugam conteúdos e formas de ensino que leva o aluno a construir os esquemas de conhecimento necessário para a compreensão. As atividades sugeridas não funcionam de forma isolada, mas são úteis como parte de atividades permanentes, sequências didáticas e projetos. Didática flexível para se adequar ao programa pedagógico da escola.
CURSO 15 – PEDAGOGIA DE PROJETOS
Ementa: O que é um projeto? Como trabalhar com projetos. Sensibilização. Planejamento detalhado: Pesquisas e levantamentos de dados. Trabalho final. Pedagogia de Projetos e a ressignificação dos espaços de aprendizagem. Trabalho com Projetos na Educação Infantil. Objetivos gerais do trabalho com a Pedagogia de Projetos. Avaliação. Avaliação da instituição.  Relatos da Experiência. Pedagogia de projetos :uma conquista, um desafio. Como podemos trabalhar com projeto didático? Projetos didáticos e temas geradores. Qual é a diferença entre trabalhar com projetos didáticos e temas geradores? O tema. A interdisciplinaridade. Todo projeto didático precisa ser interdisciplinar?
CURSO 16 – A RESILIÊNCIA NA EDUCAÇÃO E O DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS PARA LIDAR COM OS DESAFIOS E ADVERSIDADES DO SÉCULO XXI
Ementa: Conceito. Estudos em Adorno, Vygotsky, Chomsky, Bourdeau, Pierre Levy e outros. Aplicação da habilidade e competência. A arte de saber lidar com a adversidade. Motivação. Autoestima. Disciplina. O cotidiano do educador. Vítima ou protagonista. O poder da decisão.
CURSO 17 – FORMAÇÃO DE TUTORES E GESTORES PARA A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
Ementa: Educação a distância na internet: abordagens e contribuições dos ambientes digitais de aprendizagem; Educação a distância é o aprendizado planejado; Mas o que EAD? Para reforçar suas ideias: EAD: antes e depois da cibercultura; Para reforçar suas ideias: Ken Robinson diz que as escolas matam a criatividade; O uso de mídias em educação; Reflexões sobre o uso das tecnologias digitais da informação e da comunicação no processo educativo; Youtube: uma opção para uso do vídeo na EAD; Liberdade para aprender; Documentos referenciais EAD do MEC; Os desafios de um trabalho colaborativo; Gestão e uso das mídias em projetos de educação a distância; Práticas de letramento digital na formação de professores - avanços e limites do uso das mídias digitais na sala de aula; Novas competências docentes frente às tecnologias digitais; Formação de professores a distância: princípios orientadores por uma política de direitos autorais para a EAD.
CURSO 18 – GESTÃO EDUCACIONAL: COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA, SUPERVISÃO E DIREÇÃO ESCOLAR
Ementa: Gestão democrática na organização da escola; Formação do pedagogo: fundamentos legais e atribuições no curso de pedagogia; Algumas reflexões sobre o trabalho do Gestor Escolar; Desafios escolares do pedagogo enquanto Orientador Educacional e supervisor escolar; Pedagogo Escolar: as funções supervisora e orientadora; A função do pedagogo como Supervisor Escolar; O Coordenador Pedagógico no contexto de gestão democrática da escola; Concepções e cotidiano do Coordenador Pedagógico; Aspectos socioemocionais: a relação entre a motivação do aluno e aprendizagem; Gestão, Coordenação e Orientação Educacional: trabalho integrado para o bom funcionamento da escola; O orientador educacional: atuação, formação profissional e dilemas enfrentados pelo pedagogo escolar com o fim das habilitações em pedagogia.
CURSO 19 – ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO - AEE
Ementa: AEE - Aspectos legais e orientações pedagógicas; Atendimento educacional especializado aos alunos com deficiência mental; Desenvolvimento dos processos mentais do ser humano; Atendimento educacional especializado aos alunos surdez ou deficiência auditiva; A visão histórica da in(ex)clusão dos surdos nas escolas; Algumas considerações sobre o desenvolvimento da atividade de leitura e a constituição do leitor surdo; Atendimento educacional especializado do aluno com deficiência visual e cegueira; Atendimento educacional especializado para alunos cegos e com baixa visão; Audiodescrição, transformando imagens em palavras; Atendimento educacional especializado do aluno com deficiência física; Deficiência física: definição, classificação, Atendimento educacional especializado a alunos com altas habilidades/superdotação; Perspectivas recentes no tratamento do transtorno de déficit de atenção e hiperatividade; Inteligências múltiplas e altas habilidades: uma proposta integradora para a identificação da superdotação; A identificação e a inclusão de alunos com características de altas habilidades/superdotação: discussões pertinentes; A construção de práticas educacionais para alunos com altas habilidades e superdotação; Direito dos portadores de TDAH; Tecnologias assistivas na escola
CURSO 20 – FORMAÇÃO EM EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSÃO SOCIOEDUCACIONAL
Ementa: Políticas públicas e direitos das pessoas com necessidades especiais documento; Convenção de Guatemala; Declaração de Salamanca; Declaração internacional de Montreal sobre inclusão; Declaração Mundial sobre Educação para Todos; Direitos educacionais da pessoa com necessidades educacionais especiais; Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva; Aspectos físicos, psíquicos/intelectuais e sensoriais da educação especial e suas nuances; Educação inclusiva: um desafio para a educação; Tipos de deficiências; Deficiências, síndromes e transtornos; Gênero, corpo e sexualidade na produção do conhecimento relacionada à deficiência; Sexualidade e deficiência intelectual.

Observações:

Os nossos Cursos realizados na modalidade EaD e estão divididos em módulos semanais/quinzenais e exigem uma maior dedicação e leitura dos textos, além de precisão quanto as datas limites estabelecidas. Portanto, solicitamos que atentem para os prazos de entrega das atividades e participações requeridas.

INVESTIMENTO E PAGAMENTO:

Investimento único de R$ 60,00 (sessenta reais) por Curso e não há mais nenhuma parcela e/ou mensalidade subsequente.

Em caráter excepcional, os que se inscreverem em 02 (dois) Cursos até o dia 03/11/2014 poderão escolher um terceiro GRATUITAMENTE. Podendo este ser para si ou doá-lo a outro Colega Educador(a), desde que no ato da inscrição nos informe também seu NOME COMPLETO, NOME DO CURSO DOADO e um E-MAIL válido.

O valor correspondente a este serviço deverá ser depositado em uma das contas a seguir, cujo titular em qualquer delas é o professor José Flávio da Paz, Coordenador desta iniciativa:

Banco do Brasil - Agência nº 4486-5 -  Conta Corrente nº 8.286-4
BRADESCO – Agência nº 3224-7 – Conta Corrente nº 63065-9
Caixa Econômica Federal – CEF – Agência 3101 – Operação 013 – Conta Poupança nº 1894-4

CERTIFICAÇÃO:

Os Certificados serão emitidos em formato PDF e enviados via e-mail num prazo máximo de 30 (trinta) dias após a conclusão do Curso.
No certificado constará de carga horária total do Evento, bem como, o programa de conteúdo e dados do registro na nossa Instituição.
  
PRAZO DE INSCRIÇÃO:

Inscrições serão aceitas se solicitadas impreterivelmente até o dia 07 de novembro de 2014.

FICHA DE INSCRIÇÃO:

   
Realizado este procedimento aguarde até o dia 10/11/2014, ocasião que serão enviados LOGIN e SENHA para acesso a plataforma e, consequentemente, ao conteúdo do Curso.

BASE LEGAL e VALIDADE DOS NOSSOS CERTIFICADOS:

Artigos 67 e 87, inciso III, da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996; nos artigos 1° e 3° do Decreto Presidencial N° 5.154, de 23 de julho de 2004, e artigo 11, Inciso II, da Resolução CNE n° 04/99, Conselho Nacional de Educação.

Esta Programação de Curso terá início em 10/11/2014 e término em 20/12/2014 e acontecerá na plataforma Moodle: http://eadcursos.gnomio.com,  totalmente on line

GENTILEZA DIVULGAR!

Seja bem-vindo(a) e bons estudos!
Abraços e realizações em nossas vidas pessoais e profissionais.
Atenciosamente.
PROF. JOSÉ FLÁVIO DA PAZ
Diretor Geral do CEFOP/FAPAZ
(11) 94837 5830 / (84) 9604 1168

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