quarta-feira, 17 de julho de 2013

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Tema da semana-Dislexia: Para efetivarmos o diagnóstico de Dislexia, se faz necessário que a criança esteja inserida no processo formal de aprendizagem, ou seja, tenha passado pelo processo de aquisição de leitura e escrita - alfabetização, pelo menos por dois anos, pois em um primeiro momento, quando a aprendizagem não se efetiva, temos outras hipóteses concorrentes, como a imaturidade cognitiva e/ou emocional, entrando aqui, os vínculos com a aprendizagem. Entretanto este vínculo negativo pode ser indicio da percepção de que "se eu não aprendo o que me pedem, melhor demonstrar que não estou gostando disso" (o que pode ser um indicador da Dislexia). O Diagnóstico diferencial da Dislexia, exclui déficit cognitivo, então o primeiro passo é investigar se há ou não déficit intelectual/cognitivo e, sem dúvida observar os critérios dos Transtornos de Aprendizagem - Dislexia, no DSM-IV, aplicar instrumentos como PROLEC e Teste de Indicadores de Dislexia - Mabel Condemarin, que também são bons instrumentos para auxiliar no diagnóstico. No caso de sua paciente, como já tem 7 anos completos, solicitaria um exame de Processamento Auditivo, para ver se existe alterações na forma como processa os sons.Por Maria Christina Küster Leal (no grupo psicopedagogiando)

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