CRIANÇAS, NOVAS TECNOLOGIAS E EDUCAÇÃO
Maria Isabel Rodrigues Orofino
Maria Isabel Rodrigues Orofino
Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Práticas de Consumo da Escola Superior de Propaganda e Marketing - PPGCOM ESPM SP
As crianças dos nossos dias vivem as suas infâncias brincando com tecnologias digitais e em redes. Mesmo nos cenários distantes das grandes cidades, cada vez mais, a chegada da internet e de telefones celulares e a presença de lan houses demarcam uma grande mudança no consumo cultural e na participação das crianças no universo da cultura digital. Nesta nova sociedade, a que alguns autores chamam de sociedade em redes, os processos de socialização das novas gerações também se transformam o que exige de nós educadores a ousadia de criar novas práticas para a educação e o desenvolvimento das sensibilidades. É evidente que no cotidiano de todos nós há uma maior participação das crianças e adolescentes, que de espectadores de televisão eles são agora produtores de cultura, realizando fotos e gravações em vídeo, postando recados em texto, imagem e som nas redes sociais. Até então considerados receptores passivos pela teoria mídia e da sociedade de massas, hoje as crianças são mobilizadas por estas tecnologias digitais que ativam as suas competências culturais em uma gama de diferentes modos de interação na sociedade em redes.
Diante dessas mudanças é certo que as escolas precisam ter abertura para experimentar novos modos de praticar a educação. A pedagogia tradicional que ainda insiste em reinar em muitas de nossas instituições de ensino precisa dar lugar a novos modos de trabalhar os conteúdos, pertinentes aos contextos dos alunos, a partir de metodologias colaborativas e participativas. Neste sentido a mídia-educação tem se mostrado uma grande aliada à experimentação de novos modos de ensinar e aprender e tem colaborado para o reencantamento da educação de crianças e adolescentes. Há muito que criar em tempos de profundas mudanças. Pois este é também o tempo da mudança de velhos paradigmas. E para isso é necessário ousadia e experimentar as oportunidades que as mídias tem colocado à nossa disposição no trabalho criativo em educação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.